Mas qual é, de fato, o significado das Cores na Comunicação?

A correta utilização das cores é uma poderosa estratégia de vendas de produtos. Cerca de 60% da decisão do comprador se baseia na cor. A publicidade atua de forma a se utilizar da psicologia das cores para criar o maior impacto possível. No Design não é diferente.

O principal objetivo é passar uma sensação ou ambientação em torno de um produto e/ou material gráfico. Gerando expectativas e sugerindo características únicas e atrativas.

Na hora de pensar uma marca, vemos que a cor é um importante dispositivo para estimular a associação e diferenciação. Isso influencia nitidamente no seu significado e nas sensações transmitidas. A escolha de cores para uma identidade necessita de entendimento de teoria do significado das cores e percepções almejados.

Uma marca pode possuir mais de uma cor, que pode ser utilizada em sua logo e/ou como auxiliar da cor principal. De forma a diferenciar produtos ou linhas de negócios dando apoio às necessidades de comunicação.

 

Percepção das Cores e a Psicologia

A percepção das cores pode ser altamente subjetiva, o que para algumas pessoas é uma cor para outras pessoas pode não ser. Alguns estudos psicológicos sugerem que a cor atua diretamente em algum aspecto de nosso corpo e cérebro através de associações linguísticas.

Contudo, alguns cientistas afirmam que as cores podem sim nos afetar independente do condicionamento social e cultural. De forma a atuar no subconsciente e produzir certos significados “naturais”.

As cores possuem significados e transmitem sensações baseadas na natureza de forma a várias culturas a perceberem de forma coletiva. Por exemplo, muitos dizem que o azul (cor do céu) transmite o sentimento de calma. E o que o amarelo (cor do sol) passa a sensação de energia.

A utilização das cores e seus significados no Design podem variar conforme o contexto e o produto a ser vendido. Pode ser uma embalagem, uma marca ou até mesmo um ambiente.

Dessa forma apesar dos significados estipulados para cada cor, deve-se analisar cada situação para a aplicação das cores da maneira mais agradável e certeira.

 

 

Deixe um comentário